sábado, 26 de janeiro de 2013

A UMA preparou as Melhores Dicas Para Comprar Um Carro Usado


Continuando . . .

5- Se informe sobre o modelo desejado: É horrível quando compramos algo e simplesmente nossa nova aquisição não funciona direito. Com o carro não é diferente, existe muitos modelos que podem ter problemas crônicos (veja um exemplo) e que com uma simples pesquisa na internet você pode escapar de um problemão.

Pesquise se o veiculo de sua preferencia não tem muitas reclamações sobre um mesmo defeito, sites como o Reclame Aqui (www.reclameaqui.com.br) são excelentes fontes deste tipo de informação. Você também pode recorrer as redes sócias (Siga o Dicas Mecânicas no Twitter), nelas há milhares de comunidades focadas nas marcas e modelos de automóveis e com certeza haverá uma para o modelo que você esta procurando. Nestas comunidades você encontrar muita informação útil, que ajudara muito na sua decisão final.

Outra fonte rica de informações são as revistas automotivas, nelas você encontrara desde noticias sobre o modelos até Rankings dos carros usados mais vendidos, os mais problemáticos, os mais odiados pelos mecânicos e varias outras lista legais. Procure revistas de maior expressão como: Quatro Rodas, Auto Esporte, Carro, Car And Drive Brasil etc.

Algo que não pode ser deixado de lado é o Recall. Um carro que tem muitos Recall no currículo é no mínimo duvidoso, por este motivo faça uma busca na internet a procura de problemas que fizeram o modelo em questão voltar as concessionárias para uma correção e avalie se estre problema é grave ou não.

6- Revenda: Quem nunca escutou a expressão “Você casou com este carro” ou “Este carro vai te dar duas alegrias: Uma quando comprar e outra quando conseguir vender”. Infelizmente existe muitos veículos que se enquadram nestes ditos populares e que podem te dar muito trabalho ou/e prejuízo na hora de revende-lós. Por estes motivos sempre pesquise motivos que podem dificultar a revenda do seu veiculo.

Um exemplo clássico é a cor: no Brasil as cores que fazem mais sucesso nas vendas são o prata e o preto. Cores muito chamativas podem ser bonitas mas em muitos casos acabam se tornando um tormento na hora de passa-lós adiante. Outra situação envolvendo cores são os carros fabricados com a a cor Branca ou Amarela, pois os mesmos podem provocar uma desconfiança do futuro comprador, porque estas cores geralmente estão associadas com veículos que foram utilizados em serviços de Taxi ou Aluguel.

Carros Rebaixados, turbinados e que possuem um alto custo de manutenção também não são muito bem visto na hora de revende-lós.

Todos estes fatores devem ser levados em consideração na hora da compra, principalmente se não há interesse em ficar com o automóvel por um longo período.

7- Depreciação: A Depreciação é outro fantasma que tira o sono de quem vai adquirir um carro usado. Não é nada fácil lidar com a situação de comprar um veiculo semi-novo e 1 ano depois ele valer bem menos do que foi pago por você. A pesquisa neste caso deve ser direcionada para fatores como: Se o modelo esta saindo ou já saiu de linha, automóveis importados, carros com uma assistência técnica ruim, modelos que não tiveram uma boa aceitação do mercado.

Outro ponto que deve ser levado em consideração é que quanto mais caro o carro maior e mais rápido será a queda do seu valor de mercado.



8- Valor e Frequência da Manutenção: Algo que costuma pesar muito para os brasileiros na hora de realizar a compra de um carro sem duvida é a “manutenção. Muitos carros podem ser um verdadeiro tormento na hora de ir ao mecânico. Tem automóveis que têm a fama de ter uma manutenção cara e uma coisa é certa: “todo boato tem um fundo de verdade” pelo menos no mercado automotivo.

Tem uma dica simples que eu costumo seguir: Carros populares tem uma manutenção mais barata, pois tem maior quantidade de informações técnicas disponíveis e muitos fornecedores de peças no mercado. Já carros que não são populares tendem a ter uma manutenção mais cara, porque a maior parte das informações técnicas estarão dispostas somente para as concessionárias e autorizadas daquela marca e suas peças serão bem mais difíceis de serem encontradas no mercado paralelo.

Logicamente esta dica não é uma regra mais com certeza ela pode te livra de uma enrascada.

9 – Desconfie Sempre: A desconfiança nem sempre é algo ruim, e neste caso ela pode até mesmo ajudar, o motivo é simples, quem desconfia questiona mais, pesquisa mais e não cai facilmente em armadilhas que uma compra de carros pode envolve.

Se encontrar um modelo que lhe agrade, consulte o máximo de informações disponíveis nos órgão competentes como o Detran ou até mesmo leve o carro em um local especializado neste tipo de vistoria, o custo beneficio deste tipo de serviço compensa. Estes especialistas conseguem identificar vários tipos de adulterações como: Carros sinistrados, possíveis colisões sofridas pelo veiculo, automóveis clonados, adulteração na quilometragem total e diversas outras irregularidades que podem te causar uma enorme dor de cabeça.

10 – Peça ajuda de um Amigo: Duas cabeças pesam melhor que uma. A ajuda de um amigo pode facilitar muito na identificação de alguns problemas e se este amigo for um mecânico melhor ainda. Muitas vezes podemos nos iludir com determinados veículos e deixamos passar alguns defeitos, pois somos levados pela euforia da compra. É nestes casos que a figura do amigo é mais importante, pois ele será responsável por nos deixar com os pés no chão e não agirmos por impulso.

O amigo também pode nos ajudar na pesquisa do modelo desejado, diminuindo o tempo de procura e consequentemente fazendo com que fiquemos menos ansiosos.

Não é preciso ser um exper para comprar um carro usado, mas o mínimo que podemos ser é pacientes e colhermos o máximo de informações possíveis para que após a compra o arrependimento não bata a nossa porta.

Este foi o primeiro texto de uma serie dedicada a compra de carros usados, ainda iremos tratar de outros temas como analise visual do veiculo, a analise mecânica e outras dicas relacionadas a documentação.

Ate Mais.

Se Você gostou deste texto, quer acrescentar alguma dica ou ficou alguma duvida, deixe o seu comentário no final desta pagina.


Continuando...

Nenhum comentário:

Postar um comentário